logo

Eurocidade Chaves-Verín recebe seminário "As idades da água" centrado no papel milenar da água como construtora da paisagem

05-04-2017
Teve inicio no passado dia 3 o workshop “As idades da água: as águas construtoras de paisagens”, na sede da Eurocidade Chaves-Verín. Este seminário internacional, organizado pela Escola galega de Paisagem da Fundação Juana de Veja, com a colaboração da Deputación de Ourense e a Eurocidade Chaves-Verín, encerrará na sede da Eurocidade na próxima sexta-feira, depois de várias sessões, de 4 a 6 de abril, que terão lugar no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.

O objetivo do workshop é divulgar o território e os seus recursos; incorporar o termalismo e a paisagem como objetos de investigação e formular propostas que sirvam de base para a gestão e ordenamento territorial de Chaves e Verín, bem como para o desenvolvimento de futuros projetos europeus. O cenário escolhido foi a Eurocidade Chaves-Verín, pelo seu papel na promoção da cooperação territorial de que  se destacam o turismo e o termalismo.
Além das sessões com os diversos especialistas na matéria, o programa inclui palestas, visitas pelos vários circuitos da rota termal, banhos, visita ao Balneário Pedagógico de Vidago e ainda a visita a uma empresa engarrafadora de água.
O seminário contará com intervenientes de prestígio internacional, como João Nunes, arquiteto paisagista, docente em várias universidades, Paul T. Simons, arquiteto especialista em património histórico e turismo termal, ex-diretor de promoção da cidade de Bath e secretário de Great Spas of Europe, ou Barbara Van Der Wee, especialista em paisagens culturais e professora da Universidade de Ku Leuven (Bélxica). Também participam Luis de Ramón Sánchez, geólogo e especialista em águas termais e minerais, e Mercedes Márquez, membro do Grupo de Investigação da Escola Galega da Paisagem e docente do Master Juana de Vega em Arquitetura de Paisagem. O coordenador será o arquiteto Mario Crecente, professor e diretor da Crecente Asociados. 
O programa iniciou dia 3, pelas 15.00 horas, com a receção dos participantes na Câmara de Verin, seguida de uma visita a um balneário termal galego. Na terça-feira, dia 4, quarta e quinta-feira, o seminário decorre em Chaves, com palestras das 10h00 às 12h00 e algumas visitas: Verín (terça-feira), Chaves (quarta-feira) e Vidago (quinta-feira) das 12h00 às 16h00 e comunicações das 15h00 às 18h00. Na sexta-feira, das 10h00 às 12h00, terá lugar a apresentação final dos trabalhos, seguindo-se em Verín a apresentação à comunicação social. 
web engineered by hostname.pt