logo

Seminário destaca papel integrador da água e necessidade do cuidado e proteção deste recurso milenar

11-04-2017

O seminário internacional “As idades da água: as águas construtoras de paisagens”, organizado pela Escola Galega de Paisagem da Fundação Juana de Veja, com a colaboração da Deputación de Ourense e a Eurocidade Chaves-Verín, encerrou na passada sexta-feira com a apresentação da conclusão dos trabalhos. O programa do seminário, no qual participaram cerca de 30 pessoas, contemplou várias visitas a balneários termais, com especial destaque para o Museu das Termas Romanas de Chaves.

 As conclusões resultantes do trabalho multidisciplinar realizado durante toda a semana pelos participantes no seminário, abrangem diversas óticas e diferentes escalas e objetivos, com destaque para a riqueza termal, patrimonial e natural deste território.

As propostas de maior escala, aquelas que abrangem o âmbito territorial da Eurocidade, centram-se no rio Tâmega e no espaço agrícola da Veiga de Chaves como elementos geradores de uma identidade e espaço comum. A riqueza da estrutura agrária e a tradição rural surgem como um dos argumentos revitalizadores e lugar de encontro da população da Eurocidade. Para conseguir este objetivo, suscitam-se várias propostas que passam pela limpeza e recuperação da qualidade da água a partir de sistemas e filtros vegetais de macrófitas ao longo do rio, ou em pontos determinados, contribuindo tanto para a sua limpeza, como para a sua melhoria paisagística.

No rol das conclusões, destaca-se uma proposta para estudar o aproveitamento da água proveniente das instalações termais para cultivos hidropónicos que, aproveitando o calor que sobra, gera algas destinadas ao fabrico de cosméticos.

O objetivo deste workshop foi divulgar o território e os seus recursos, incorporar o termalismo e a paisagem como objetos de investigação e formular propostas que sirvam de base para a gestão e ordenamento territorial de Chaves-Verín para o desenvolvimento de futuros projetos europeus. O cenário escolhido foi a Eurocidade Chaves-Verín, pelo seu papel na promoção da cooperação territorial nos seus diversos âmbitos, entre os quais se destacam o turismo e o termalismo.

web engineered by hostname.pt