logo

Agrupamento Europeu Eurocidade Chaves-Verín promove destino transfronteiriço "Eurocidade da Água" na Termatalia

21-09-2017
Pelo décimo ano consecutivo, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín promove o destino transfronteiriço Chaves-Verín na Feria Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar - Termatalia, que decorre em Ourense, Espanha, de 20 a 23 de setembro.

O AECT participa num amplo número de ações promocionais, entre as quais se destacam a presença com um stand turístico promovendo a marca transfronteiriça "Visit Chaves-Verín, a Eurocidade da água" onde se realizam concursos, tratamentos termais, etc. Participará ainda em reuniões com operadores turísticos, conferências de imprensa com órgãos de comunicação social especializados, onde se apresentará o projeto “Balneário de Caldeliñas. O termalismo romântico como fator de descobrimento turístico”, promoverá as suas 7 água de referência (Cabreiroá, Sousas, Fontenova, Campilho, Vidago, Pedras Salgadas e Carvalhelhos) no bar de águas e na Degustação Internacional, promoverá a sua linha de cosmética termal, organizará uma excursão pela Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago para profissionais turísticos internacionais, participará no Encontro Internacional sobre Agua e Termalismo, entre outras.
Por outro lado, a entidade transfronteiriça participará no II Simpósio Internacional sobre Termalismo e Qualidade de Vida na Cidade de Ourense, onde apresentará a boa prática premiada pela Comissão Europeia "Um itinerário cultural Europeu na fronteira de ES-PT: a Rota Termal e da Agua Verín-Chaves-Vidago" na Sessão IN.1 Inovações e novas experiências relacionadas com o Termalismo e a Qualidade de Vida. Este projeto gira em torno da água e tem como principais protagonistas os aquistas e as 6 fontes de água mineromedicinais de Chaves-Verín (Desde Verín com Cabreiroá, Sousas, Fontenova, Fonte do Sapo, cruzando a fronteira e visitando a Fonte do Povo em Chaves e concluindo a rota nas águas de Vidago). 
O passaporte do aquista é o instrumento promocional que permite percorrer a “Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago", carimbando em cada fonte do destino e atribuindo ao turista o reconhecimento como "embaixador das águas da Eurocidade". Este passaporte recebeu um grande acolhimento nos diferentes destinos termais onde foi apresentado (México, República Checa, Portugal, França, Itália, Turquia, Grécia, Reino Unido). Todos estes países interessaram-se pelas iniciativas levadas a cabo pelo AECT, constatando que as políticas de promoção de destinos de fronteira são cada vez mais necessárias num mundo globalizado.
Os resultados da última campanha de verão, com mais de 50.000 visitas às fontes de água mineral da Eurocidade, deixam patente a força que este produto tem no território e tem sido uma prova fidedigna de como a gestão planeada de fundos europeus na promoção de um destino transfronteiriço valoriza o território, colocando-o numa posição competitiva com outros destinos turísticos já consolidados.
Termatalia servirá, ainda, para promover a Eurocidade como membro da Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA, siglas em inglês), presente também nesta edição, que conseguiu o reconhecimento por parte do Conselho Europeu para ser itinerário cultural europeu concentrando as cidades e património termal mais representativas (entre elas Budapeste, Karlo vivary, Aqua Termi, Spa, Vichy...).
Este itinerário cultural, no qual Chaves-Verín é a única Eurocidade da Europa representada, convida à reflexão sobre como os elementos que identificam estas cidades como “termais”, contribuem ao seu reconhecimento e promoção turística dentro e fora de Europa.
Termatalia, que este ano cumpre a sua 17ª edição, concentra 25 países com potencial mineromedicinal e termal de todo o mundo, assistem cada ano mais de 20.000 pessoas e reúne mais de 100 meios especializados em turismo termal de todo o mundo. Hoje, dia 21, inaugura-se a feira, prevendo-se que mais de 10 mil pessoas passem pelo stand "Visit Chaves-Verín" nos próximos dois dias. 


web engineered by hostname.pt