logo

Cidades do Eixo partilham na Eurocidade experiências em projetos desportivos

13-11-2018
Meia centena de representantes municipais das cidades da Galiza e do Norte do Portugal participaram, no passado dia 8, no V Seminário de Intercâmbio de Experiências no âmbito do Desporto, que teve lugar no auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves.
 
As boas vindas foram proferidas pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Francisco Melo e pelo presidente do grupo temático de Desporto do Eixo Atlântico, José Guilherme Aguiar.
 
Na primeira sessão, a Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Valongo, Susana Leão explanou os projetos do seu município, experiências desportivas ao ar livre, como é o caso dos percursos pedestres, btt ou equestres.
 
A coordenadora do projeto de Desporto Sénior de Vila Nova de Gaia, Susana Póvoas, explicou a experiência deste projeto que, através da prática de andebol, visa tornar as pessoas de meia-idade mais ativas.
 
Em seguida, Cláudia Fernandes, representante das Termas de Chaves, abordou as potencialidades dos balneários termais nas ações de reabilitação e recuperação física de atletas de competição.
 
Por parte do município de Braga, Paulo Khan Rodrigues e Miguel Caldas falaram de dois projetos relacionados com o desporto. O Programa de Redução da Obesidade, que está ainda numa fase inicial, incluiu determinadas práticas desportivas nas fases de pré-operatório e pós-operatório das gastrectomias de pacientes com obesidade.
 
Para além deste programa, Braga tem outro projeto para pacientes oncológicos, que já se encontra em andamento e através do qual preparam exercícios adaptados para este tipo de doentes e que ajudam a melhorar o seu bem-estar físico e psicológico, sempre mediante interligação com o médico.
 
Por último, Eurico Pinto, coordenador pedagógico do Programa Diabetes em Movimento, de Vila Real, destacou os benefícios que a prática desportiva tem para as pessoas com diabetes Tipo 2 e o existente programa que o município tem em andamento.

web engineered by hostname.pt