logo

Eurocidade Chaves-Verín termina o ano centrada no empreendimento juvenil

19-12-2018

A sede da Eurocidade Chaves-Verín AECT acolheu, durante três dias, atividades promovidas pela Consellería de Política Social da Xunta da Galicia, através da Dirección Xeral de Xuventude, Participación e Voluntariado (Espanha) e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Foram umas jornadas formativas no âmbito do tempo livre: um Encontro de Juventude Empreendedora e Feira de Emprego e um Curso de Formação de monitores de tempo livre, no âmbito do projeto Eurocidade 2020, liderado pelo organismo transfronteiriço. 

Estas iniciativas, que tiveram lugar na sede da Eurocidade Chaves-Verín, contaram com a participação de mais de 60 jovens da Galiza e Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos. A participação foi gratuita e incluiu alojamento e alimentação.

As jornadas formativas, que contaram com a participação de 24 jovens, tiveram como objetivo complementar a formação dos jovens e fornecer recursos para a inclusão nas atividades do âmbito do tempo libre. Contaram com um programa completo de atividades, com painéis relacionados com experiências de inclusão de coletividades com diversidade funcional e de centros de menores com atividades de tempo libre; uma rota interpretada e uma oficina sobre o uso da natureza como recurso para a inclusão; um coworking como forma de trabalho e coesão de empresas; bem como uma ação sobre metodologia e didática para a inclusão e o uso da música como recurso para o tempo livre.

No Encontro da Juventude empreendedora e Feira de emprego inscreveram-se 42 pessoas, que tiveram apoio na sua orientação profissional e inserção laboral e receberam ferramentas para o seu itinerário pessoal e profissional. Além da feira de emprego, os participantes tiveram a ocasião de participar em duas ações formativas sobre empreendedorismo.

Simultaneamente, na sede da Eurocidade, desenvolveu-se um curso de monitores de tempo livre, promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com uma duração de 54 horas e que concluirá a sua componente prática ainda neste fim-de-semana de 21 a 23 de dezembro.

Projeto Eurocidade_2020

Estas iniciativas integram o projeto ‘A Eurocidade Chaves Verín como ferramenta de aproximação da Europa 2020 aos cidadãos’ (Eurocidade_2020), aprovado ao abrigo do programa INTERREG Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP), que tem como objetivo consolidar a Eurocidade Chaves-Verín como ferramenta de integração europeia e de desenvolvimento sustentável.

O chefe de fila do projeto é o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín e tem como sócios a Dirección Xeral de Xuventude, Participación e Voluntariado da Xunta da Galicia, a Fundación Galicia Europa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Nacional de Associações Juvenis Portuguesa (FNAJ), o Município de Verín e a Câmara Municipal de Chaves.

O orçamento total do projeto, com um cofinanciamento de 75% de fundos FEDER, ascende a 1,7 milhões de euros e prolonga-se pelo ano 2019. O principal objetivo é dar cumprimento, em proximidade, aos fins da estratégia Europa 2020, potenciando o historial da cooperação transfronteiriça como elemento gerador de crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, a favor da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

web engineered by hostname.pt